Revista Galwan 2020

E m tempos de agitação e modernidade, em que máquinas recebem coman- dos e novidades tecnológicas substi- tuem o diálogo tête-à-tête, é possível identificar a eficiência das mensagens e inten- ções que desejamos transmitir para quem está do outro lado? Rubem Alves assertivamente declarou: O ato da fala é um ato fálico. De forma sucinta, o teólogo, pedagogo, poeta e filósofo brasi- leiro propôs que falar é uma ação masculina e ouvir, feminina. A teoria que, em tempos de debate sobre o machismo na sociedade, po- deria facilmente ter seu sentido questionado se encarada superficialmente, é explicada por algo muito simples: o nosso próprio corpo. Al- ves compara a comunicação com os órgãos sexuais humanos, ou seja, quando você fala, é capaz de penetrar o outro com a sua ideia, o seu discurso. A psicanalista, mentora e Coach de CEO’s e alta gerência, Giovana Carvalho , garante que, no ambiente corporativo, por exemplo, a linguagem vai além do dizer. Para ela, en- tender para quem se fala, suas expectativas, demandas, tempo e interesse são alguns dos princípios básicos para um bom entendimento entre todos os indivíduos. “Falar bem, como escutar, é uma ação atemporal. Antes de se expressar e ouvir é preciso avaliar a assertivi- dade do que será dito”, pontua a especialista. Sobressaindo-se a essas bases, no entanto, está a maturidade. Segundo Giovana, este é o ponto de partida – e principal conceito traba- lhado em suas consultorias - para que se esta- beleça um diálogo. Ela ressalta que o ouvinte deve ser maduro para ter consciência do que se deve esperar como retorno e para receber o que vem. É alinhar as expectativas de acor- do com o grau de maturidade do interlocutor. Quando essa resposta carrega algo “violen- to” em si, cabe ao receptor entender de onde vem, o motivo e, caso não entenda, ter a li- berdade de encerrar o canal de comunicação, buscando novos que não gerem desconforto. Nas organizações, a formalidade na fala é sempre muito bem-vinda. A resposta hie- rárquica merece uma observação ainda mais cautelosa. Detalhes como tom de voz, grau de rapidez da resposta e o momento de uma mensagem fa- zem parte da etiqueta no mundo corporativo e podem impactar até mesmo em questões como a imagem da empresa. COMPORTAMENTO A fala e a escuta Maturidade é um dos princípios essenciais para dialogar com excelência em tempos de agitação NOS TEMPOS MODERNOS Thaís Tomazelli COMPORTAMENTO 124 • R e v i s t a G a l w a n R e v i s t a G a l w a n • 125

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