Revista Galwan 2020

Advogada por formação, a empresária Débora Leal mudou o rumo da sua vida ao criar a marca de acessórios Manolita, e conquistou o Brasil e os principais estilistas com seu design autoral cheio de personalidade NO CAMINHO DO sucesso PERFIL PERFIL Benahia Figueiredo D e “Um sapato muda tudo”. É assim que Débora Leal, de- signer e dona da grife Ma- nolita, define o acessório que virou paixão e profissão. E ele realmente mudou completamente a vida da jovem empresária capixaba. Em 2010, Débo- ra iniciou a sua jornada no mercado de moda com um objetivo: ultrapassar as fronteiras do Espírito Santo e criar uma marca nacional. Hoje sua Manolita já está em mais de 40 pontos de vendas no Brasil e seus sapatos com design au- toral são vendidos até em Miami. Formada em Direito, pós-graduada e mestre em Processo Civil, ela decidiu investir na nova profissão enquanto cur- sava o mestrado na USP. A primeira loja foi aberta na Praia do Canto, em Vitória, e Débora teve que se desdobrar entre o Espírito Santo e São Paulo para dar conta do recado. “Tinha que cuidar da empresa e fazer o mestrado ao mesmo tempo. Mas não desisti de nenhum dos dois", conta. Desistir é um verbo que não combi- na com a trajetória da empresária. De início, a ideia era produzir apenas 24 pares de calçados. Conseguir uma fábri- ca que aceitasse a tarefa de fazer essa pequena quantidade parecia impossível. "Ninguém queria fazer, todo mundo só pegava pedido em grande escala e eu estava começando. Descobri uma fábri- ca totalmente handmade, os funcioná- rios eram artesãos com 30, 40 anos de experiência. O dono da fábrica era um senhor, mas eu conheci o neto dele que trabalhava lá. Quando falei que eram 24 pares ele riu, mas eu insisti tanto que ele acabou topando", relembra. 18 • R e v i s t a G a l w a n R e v i s t a G a l w a n • 19

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