Revista Galwan 2020

Inspiração Hoje a Manolita tem 95% desta fá- brica arrendada. Suas peças con- tinuam sendo feitas à mão pelos minuciosos artesãos que traba- lham lá. O antigo dono aposen- tou e o seu neto assumiu a fábrica, que hoje tem 60 anos de história. É ali, em uma sala que aconte- ce o processo criativo de Débora, onde ela transforma suas expe- riências em produto. Logo quando abriu a Manolita, Débora passou um ano em Paris e estudou em duas renomadas esco- las de moda da Europa, o Instituto Marangoni e a Central Saint Mar- tins. A temporada foi crucial para aprimorar e expandir seu olhar. "Eu tento buscar inspiração em referências diferentes, como na arte, na arquitetura e em viagens. Por exemplo, vejo um canudo listra- do dentro de um drinque cítrico, aí vem a ideia de um cadarço listrado, um couro metalizado. Eu busco adestrar o meu olhar, e aí vou cons- truindo ao longo da minha vida um patrimônio visual", afirma. Autêntica, Débora busca cada vez mais traçar o seu próprio caminho, sem olhar para o lado, para o que gran- des marcas estão lançando. Ela estourou com flats com design ousado e inova- dor, que se mul- tiplicaram nos pés das capixa- bas e continuou o sucesso com o Ox- ford Colheita, modelo e escolheu algumas marcas nacionais e eu fui escolhida. Foi quando eu senti que estava con- seguindo transcender", afirma. Débora já firmou parcerias com grandes no- mes da moda, como o estilista Reinaldo Lou- renço, Patrícia Bonaldi e Patrícia Vieira que apresentaram suas collabs com a Manolita no SPFW. “O dia em que o Reinaldo me convidou para criar com ele eu quase desmaiei”, brinca. A Manolita hoje já é uma das marcas mais cobiçadas do meio fashion, está presente em grandes eventos, estampa as principais revis- tas de moda como a Vogue e Harper’s Bazaar e faz parte do closet de influencers como Júlia Tibério e Silvia Braz. Sustentabilidade Recentemente, a marca ganhou destaque com a iniciativa de substituir salto alto de plástico pelos com canos de PVC coletados em dife- rentes lugares. Depois de muita pesquisa, ao que virou ícone da marca e até hoje está pre- sente em suas coleções. Se no início essa sua autenticidade causou certa estranheza, agora ela é seu principal trunfo. "A frase que mais falo é que o motivo pelo qual era difícil vender no começo da marca é o mesmo motivo pelo qual eu vendo hoje: meu sapato era muito diferente e isso freava minhas vendas. Eu fazia Oxford em 2011 que ninguém usava. Se eu olhasse para o lado, eu iria fazer salto alto fino e meia pata, mas eu insistia no Oxford. E, por isso, eu vendo hoje ao invés de me adequar ao mercado. Eu esperei o mer- cado entender o que eu estava criando. Você tem que ter fôlego para aguentar e não ceder ao comercial, mas foi o meu norte", pontua. Reconhecimento Quatro anos depois da criação da marca, ela se deu conta da repercussão do seu trabalho ao ser procurada pela Farfetch, e-commerce de moda de luxo nacional e internacional que vende marcas famosas em todo o globo. "A Farfetch é um site de moda de luxo, o maior no mundo, que veio para o Brasil nessa época constatar que o plástico é o item mais poluen- te da cadeia produtiva dos sapatos, não só os dela, Débora decidiu revolucionar. “Acho que é um grande avanço que mos- tra que nosso objetivo é ser diferente e fazer a diferença. Todo salto alto é feito de duas for- mas, ou ele é feito de madeira ou plástico. A madeira que uso no salto é reflorestamento, mas o salto de plástico virava lixo. Estava me incomodando, todo mundo tentando diminuir o plástico. O que eu poderia fazer? Tive o ‘in- sight’ de usar o cano de PVC que é descarta- do no meio ambiente. Além de não jogar mais lixo no mundo, eu estou retirando e dando uma sobrevida. É uma revolução mais interna. Eu estava buscando sentido para minha empre- sa e acabou que deu certo e fez sentindo para outras pessoas também”, orgulha-se. Entre os seus novos planos, além de cada vez mais ampliar suas práticas sustentáveis, está a nova loja em São Paulo, localizada no Cidade Jardim Shops, na Rua Haddock Lobo. Com inauguração prevista para o segundo se- mestre de 2020, o novo empreendimento da JHSF, a mesma do Shopping Cidade Jardim e dos hotéis e restaurantes Fasano, tem proje- to de Arthur Casas e é inspirado pelo formato das lojas de departamentos internacionais e por lojas conceituais de vanguarda, trazendo um novo conceito em compras para a Cida- de de São Paulo. Multifacetada Casada com Lucas Mota, herdeiro e executi- vo da Adcos, e mãe de Tito, de 2 anos, a ca- pixaba faz questão de deixar claro que não é uma mulher-maravilha, que consegue sempre ter controle de tudo. “Acho que a mulher por si só é multitarefa. Durante o trabalho ela não deixa de ser mãe e esposa, não tem como dele- gar essas funções para outras pessoas. Então, PERFIL PERFIL Débora Leal e Reinaldo Lourenço 20 • R e v i s t a G a l w a n R e v i s t a G a l w a n • 21

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