Revista Galwan 2022

do Rio de Janeiro (MAM Rio), localizado no Aterro do Fla- mengo, se rendeu à tecnologia e, em março de 2021, lan- çou o projeto MAM Rio 3D, aberto com cinco exposições diferentes. Porém, mais do que conhecê-las e acessar con- teúdos expandidos de áudio e vídeo, a visita online permite adentrar todo o universo da instituição, desde sua arquite- tura aos objetos e sua história, distribuídos em mais de 39 mil metros quadrados. O MAM Rio 3D foi desenvolvido com a tecnologia do Matterport, equipamento capaz de gerar resolução de fo- tos profissionais e precisão 3D. A sensação é de estar fisi- camente presente no local! Entre os destaques em cartaz, a exposição dos 35 anos de carreira dos designers Fernando e Humberto Campana, a maior já dedicada à dupla. Parada indispensável para os turistas que visitam o Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã também se antecipou ao avanço da modalidade híbrida e desenvolveu ações foca- das em ciências, cultura, inovação e convivência – mesmo que nos novos moldes propostos pela pandemia. Nas férias de julho, por exemplo, além de encontros presenciais e atividades como yoga aos sábados, seguindo as medidas de segurança, o local criou uma programação com televisitas feitas através do Zoom, em que educadores percorrem toda a exposição principal do museu. O objeti- vo da mediação é fomentar a escuta, a troca e a vivência das experiências, ainda que remotamente. Debates online com diferentes temáticas também passaram a integrar a agenda de eventos da instituição, além do Clube de Leitura. Como instituição que pensa a arte em todas as suas ma- nifestações, o Instituto Inhotim, em Brumadinho, buscou di- versificar e expandir seus projetos, mesclando música, arte, botânica e arquitetura. Entre as atividades, uma exposição virtual no Google Arts and Culture abordando algumas das espécies de árvores mais representativas que integram o ecossistema local como braúna, embaúba, coité e Tamboril. No “Inhotim em Cena 2021”, veiculado atra- vés do Youtube, foram apresentadas três per- formances musicais, cada uma em locações di- ferentes do Instituto, inspiradas nos principais pilares curatoriais: arte, arquitetura e natureza. Produtos audiovisuais transdisciplinares com im- pacto de experiências positivas tanto para ar- tistas quanto para o público. O programa “Inhotim para Todos”, por sua vez, ampliou a oferta de visitas mediadas vir- tuais, tanto de forma livre quanto em grupos agendados, e aposta em quatro roteiros: visita panorâmica, com uma visão geral da instituição, artistas e paisagens brasileiras, que retrata os artistas expostos no local e a natureza presen- te no Jardim Botânico, som e sentido, em que são exploradas possibilidades sonoras seja nas obras ou nas paisagens naturais do Inhotim, e cores e formas, cujo protagonista é o acervo com linguagem lúdica baseada em cores, for- mas e sons dos espaços. Este último, por sinal, é voltado para o público infantil. ARTE ARTE Exposição do artista Alexandre da Cunha, no Instituto Inhotim Exposição de José Damasceno no Instituto Inhotim Instituto Inhotim R e v i s t a G a l w a n • 33 32 • R e v i s t a G a l w a n

RkJQdWJsaXNoZXIy ODE4MzY4