Revista Galwan 2022
local costuma receber em tempos normais, era a hora de dar início ao processo de adaptação. Surge, então, o 1º Concurso Infantil do Projeto ArteCRIA. “Desenvolvido para crianças entre 3 e 11 anos, teve um propósito inovador e, além de comprovar que o público desta faixa etária também é conectado com o universo artístico, apresentou-nos a gama de possibilidades al- cançadas por ações que estimulam a criativi- dade e o senso crítico. Foram muitos interes- sados em participar. Reunimos inscrições de diversos locais como Curitiba, São Paulo e Brasília, por exemplo”, pontua Lara Brotas. Nesse período, desenvolve- ram, ainda, programação es- pecial com encontros via zoom e bate-papos com artistas e profissionais convidados de diversas regiões do Brasil nas plataformas digitais da Matias ARTE ARTE A curadora de arte e diretora da Matias Brotas Arte Contemporânea, Lara Brotas A Galeria Matias Brotas Arte Contemporânea Brotas. Lara também aproveitou para apro- fundar seus conhecimentos através de cursos online e dar um “giro” entre as principais ex- posições disponíveis em formato virtual. Para ela, uma das principais formas de realizar uma imersão nos acervos e explorar as mostras nesta fase foi o YouTube, canal no qual diversas galerias disponibilizaram ma- teriais com amplo potencial de informações. “O mercado de arte, e o circuito artístico de modo geral, explora as possibilidades de uma forma muito rápida. Isso ga- rante que a galeria mostre a consistência do que se propõe a fazer. Não importa mais o endereço, im- porta o trabalho que se faz e isso ficou muito evidente no período. Ampliamos a rede de contatos, clientes e colecionado- res e, agora, vemos que não há mais como desapegar deste formato de propagação de conteúdo”, destaca a curadora. Um momento marcante para a diretora da Matias Brotas Arte Contemporânea foi a participação na ArtRio 2020 que, pela primeira vez, aconteceu de forma híbrida. Durante a live exibida diretamente da feira, o estande assinado pela galeria capixaba ganhou evidência, mostrando obras e ar- tistas que passavam pelo espaço. Mesmo com o olhar otimista de ampliar os horizontes da arte mesclando o presen- cial com o virtual, Lara Brotas é realista ao analisar esse novo panorama. “Existem formas de se comunicar no on- line que são diferentes do presencial, da exposição ao vivo, da troca entre obra e espectador. Uma coisa não substitui a ou- tra, mas se complementam. Há o estreita- mento de fronteiras. Encontros de falas e pensamentos, debates e trocas que jamais se imaginaria. Aproximações exclusivas e inéditas entre críticos, artistas e colecio- nadores que, antes, eram pouco mais im- prováveis de acontecer”. Sandra Matias e Lara Brotas, à frente da Galeria Matias Brotas Arte Contemporânea R e v i s t a G a l w a n • 37 36 • R e v i s t a G a l w a n
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